Kanban para Gestão de Processos

{ #Criando seus Projetos com Demandas }

O Kanban, uma ferramenta criada originalmente para controle de estoque, vem sendo utilizado para o controle do volume de trabalho pendente (tarefas) a ser realizado pelos setores, unidades de negócio e equipes nas organizações.

Com o kanban é possível ter uma visão de todo o trabalho que existe para ser feito, da mesma forma que é possível visualizar em qual ponto (estágio) está cada unidade de trabalho em andamento, seus impeditivos e se existem bloqueios a serem resolvidos.

Com ajuda de outras ferramentas auxiliares, como gráficos (burn down) de acompanhamento e manutenção das listas de trabalhos (backlogs), é possível ainda melhorar o gerenciamento do trabalho a ser realizado, sem grande esforço gerencial.

Por ser uma ferramenta simples, fácil e que oferece bons resultados gerenciais, o Kanban vem sendo adotado para gerenciar o volume de pedidos encaminhado às áreas que trabalham por processos, se tornando uma ferramenta de apoio a gestão de processos nas organizações.

Muitas vezes temos unidades de negócios que tem complexidade maior para a gestão de processos e necessitam de ferramentas mais elaboradas, com diferentes controles e painéis gerenciais, mas também temos as unidades onde a gestão de processos é mais simples e o Kanban tem se mostrado uma ferramenta de fácil implementação e com rápidos resultados para o acompanhamento dos processos em andamento.

Com a distribuição dos pedidos no Kanban, sabemos em qual etapa do processo cada solicitação se encontra, quais etapas concentram o maior volume de pedidos, e se esta visão estiver integrada a mesma solução de onde as solicitações e pedidos são encaminhadas, não há retrabalho em movimentar os pedidos no Kanban e dar seu andamento na solução de captação das demandas.

No Trace você personaliza seus formulários de onde serão encaminhadas as solicitações e no Kanban de Demandas, pode escolher qual processo deseja acompanhar. A própria solução monta a visualização do Kanban com as etapas do processo, na ordem de encaminhamento do fluxo de trabalho e distribui todos os pedidos daquele processo no quadro, para que você e sua equipe possam acompanhar e movimentar os pedidos por ali.

No Kanban de Demandas você também poderá visualizar e incluir ocorrências sobre o andamento dos pedidos, notificar os solicitantes e suas equipes de trabalho, visualizar SLAs e documentos anexados aos pedidos, além de ter o acesso completo a todos os recursos que foram habilitados para o controle daquele processo.

Como o Trace é uma solução integrada, mesmo utilizando o Kanban, você poderá evoluir a gestão dos seus processos agregando conceitos de gestão de projetos e outros recursos como notificações, integrações, controle de acesso, relatórios e painéis de gestão com gráficos e estatísticas.

Se você quer conhecer mais sobre o Kanban de Demandas do Trace, entre em contato com a nossa Equipe Comercial clicando aqui, ou, se já é cliente, com a nossa Central de Atendimento pelo telefone (51) 2101-6914.