FAQ
perguntas frequentes
O Trace é uma Plataforma (solução) Web para Gestão do Trabalho, que permite às organizações gerenciar:
- Workflows, Centrais de Serviços e seus Catálogos de Serviços;
- Programas, Portfólio e Projetos, nos modelos preditivos (tradicionais), ágeis (Scrum e/ou Kanban) e/ou híbridos;
- Tarefas do dia a dia;
- Horas trabalhadas (timesheet), com opções de aprovação de horas, gestão de contratos e bancos de horas;
- Acompanhamento Estratégico com seus mapas, objetivos, indicadores e desdobramentos (planos de ação e iniciativas).
O Trace pode ser utilizado por qualquer tipo de organização, independentemente da sua atuação (segmentação) e/ou porte.
O que determinará a utilização do Trace na organização, é a necessidade que esta organização tem de gerenciar workflows, ou programas, portfólios e projetos, tarefas, timesheet (horas trabalhadas) ou acompanhamento estratégico.
O Trace é composto pelos seguintes módulos:
- Trace WF: é módulo destinado à gestão de workflows, onde é possível parametrizar e personalizar os fluxos de trabalhos das áreas de sua empresa, para o atendimento de solicitações de clientes (internos ou externos), contando com SLAs, regras de negócio, alçadas e aprovações, notificações e integrações.
- Trace PM: é módulo destinado à gestão de programas, portfólio e projetos, nos modelos preditivos (tradicionais), ágeis (Scrum e/ou Kanban) ou híbridos, com possibilidade gestão do fluxo de propostas de projetos, gestão de ideias ou ainda, os fluxos que organizam, controlam e autorizam a entrada dos projetos na organização.
- Trace Way: é módulo destinado ao controle de horas trabalhadas, onde é possível gerenciar o apontamento das horas em tarefas, com controle de horas por contratos e bancos de horas, clientes, projetos e equipes, conferências e aprovação de horas pelos gestores, além das quantidades permitidas para apontamento, com possiblidade de integração com sistemas de ponto eletrônicos (permite limitar o apontamento à mesma quantidade de horas do ponto eletrônico).
- Trace BSC: é módulo destinado ao acompanhamento estratégico da organização, onde é possível cadastrar seus mapas e objetivos, indicadores, ações e iniciativas do desdobramento estratégico.
- Relatórios & Dashboards: é módulo que disponibiliza uma série de relatórios padrões sobre a consulta das diversas informações armazenadas no Trace, com opções de filtros, listagens, gráficos, exportações de dados, com recursos para parametrização de dashboards e painéis gerenciais.
O login (autenticação) na plataforma, dependerá das configurações adotadas (definida) pela organização que está utilizando o Trace.
As seguintes opções estão disponíveis:
- Autenticação Nativa: com usuários e senhas definidos e gerenciados na própria aplicação;
- Autenticação Integrada a outros Sistemas: com usuários e senhas gerenciados em sistemas de identidade e/ou autenticação utilizados pela organização, tais como: Microsoft LDAP, Open LDAP, Oracle LDAP, Site Minder e Azure Active Directory. Consulte outras opções.
Sim, o Trace é capaz de realizar autenticação a partir dos os principais sistemas de identidade e autenticação como: Microsoft LDAP, Open LDAP, Oracle LDAP, Site Minder e Azure Active Directory. Consulte outras opções.
Para o modo de autenticação integrado aos sistemas Microsoft LDAP, Open LDAP, Oracle LDAP, Site Minder e Azure Active Directory, que disponibilizam o SSO, é possível habilitar a autenticação com este recurso. Consulte outras opções.
O sistema Trace é cross-browser e pode ser acessados através dos principais navegados de mercado como, o Microsoft Edge, o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Safari. Consulte outras opções.
O Trace utiliza o sistema gerenciador de banco de dados da Oracle. Consulte informações adicionais sobre versões compatíveis.
A abertura de chamados pode ser feita pelos nossos canais de telefone, e-mail e/ou a partir de nosso Portal de Abertura de Chamados (CA), com o usuário e senha que sua organização recebeu, a partir do momento que se tornou cliente da Trace.
Saiba mais em: https://trace.com.br/suporte/
Manuais, tutoriais, videoaulas e outros materiais podem ser obtidos junto a nossa Central de Atendimento e Suporte ao Cliente.
Você poderá integrar o Trace ao seu sistema de E-mails, de Autenticação (Microsoft LDAP, Open LDAP, Oracle LDAP, Site Minder e Azure Active Directory), ERPs, CRMs, Sistemas de Faturamento, de Ponto Eletrônico, de BI (Ex. PowerBI), ferramentas de DevOps, entre outros. Consulte outras opções.
Sim, o Trace possui uma extensa API de websevices para integrações com outros sistemas da organização, para os recursos de Projetos, Workflows, Custos, Tarefas, Horas Trabalhadas, entre outros. Consulte outras opções.
O Trace possui recursos nativos para importação de dados, facilitando a migração entre sistemas ou, de dados legados para o Trace.
Os principais recursos permitem importar:
- listas de demandas, em lotes, a partir do de planilhas do Excel (.xls), para os fluxos de trabalhado que forem parametrizados no Trace;
- projetos ágeis, com suas histórias (itens de backlog) e tarefas, a partir de planilhas (.xls e .csv);
- cronogramas de projetos, a partir de arquivos do MS-Project (.mpp);
- WBSs em projetos, a partir de arquivos do WBS Chart Pro.
Existem outros recursos de importação, como APIS de integração/importação, ou ainda a possiblidade do desenvolvimento de novos recursos personalizados. Consulte outras opções.
O Trace possui dois aplicativos, disponíveis nas lojas oficiais da Apple Store e da Play Store, um para demandas e outros para projetos e tarefas.
Consulte mais detalhes sobre os aplicativos em: https://trace.com.br/aplicativos/
O Trace pode ser instalado e utilizado tanto no modelo on-premises (adquirido e instalado na infraestrutura própria da organização) quanto no modelo Saas (aquirido como serviço e utilizado na nuvem). Consulte mais informações.